Páginas

30 maio, 2013

Elefantes

Bom dia amigos !

Hoje nosso blog vai trazer um tema que eu acho curioso de saber um pouco a respeito. Os Elefantes.

Elefante é o termo genérico e popular pelo qual são denominados os membros da família Elephantidae, um grupo de mamíferos proboscídeos elefantídeos, de grande porte, do qual há três espécies no mundo atual, duas africanas (Loxodonta sp.) e uma asiática (Elephas sp.). Há ainda os mamutes (Mammuthus sp.), hoje extintos. Até recentemente, acreditava-se que havia apenas duas espécies vivas de elefantes, o elefante-africano e o elefante-asiático, uma espécie menor. Entretanto, estudos recentes de DNA sugerem que havia, na verdade, duas espécies de elefante-africano: Loxodonta africana, da savana, e Loxodonta cyclotis, que vive nas florestas. Os elefantes são os maiores animais terrestres da actualidade pesando em média entre 4 a 6 toneladas e medindo em média quatro metros de altura. As suas características mais distintivas são as presas demarfim.

Os elefantes são animais herbívoros, alimentando-se de ervas, gramíneas, frutas e folhasde árvores. Dado o seu tamanho, um elefante adulto pode ingerir entre 70 a 150 kg de alimentos por dia. As fêmeas vivem em manadas de 10 a 15 animais, lideradas por uma matriarca, compostas por várias reprodutoras e crias de variadas idades. O período de gestação das fêmeas é longo (20 a 22 meses), assim como o desenvolvimento do animal que leva anos a atingir a idade adulta. Os filhotes podem nascer com 90 kg. Os machos adolescentes tendem a viver em pequenos bandos e os machos adultos isolados, encontrando-se com as fêmeas apenas no período reprodutivo.


Elefantes dançando! É isso mesmo...

Havia uma música perto destes elefante e eles começaram a dançar!!!


CARACTERÍSTICAS GERAIS


Devido ao seu porte, os elefantes têm poucos predadores. Exercem uma forte influência sobre as savanas, pois mantêm árvores e arbustos sob controle, permitindo que pastagens dominem o ambiente. Eles vivem cerca de 60 anos e morrem quando seus molares caem, impedindo que se alimentem de plantas.
Os elefantes-africanos são maiores que as variedades asiáticas e têm orelhas mais desenvolvidas, uma adaptação que permite libertar calor em condições de altas temperaturas. Outra diferença importante é a ausência de presas de marfim nos elefantes asiáticos.
Durante a época de acasalamento, o aumento da produção de testosterona deixa os elefantes extremamente agressivos, fazendo-os atacar até humanos. Acidentes com elefantes utilizados em rituais geralmente são causados por esse motivo. Cerca de 400 humanos são mortos por elefantes a cada ano.





um pouco de música...

Enviar tradução
Corrigir letra

O Elefante e a Formiguinha

O ELEFANTE ELEGANTE
QUIS DAR PROVA DE PAIXAO
PRA UMA FORMIGUINHA
ENTREGOU SEU CORACAO
SENTADO NUM BANQUINHO FOI
TOCAR SEU VIOLAO
FEZ UMA SERENATA E SO
CANTAVA ESSA CANCAO:
VEM CA FORMIGUINHA
VEM CA FORMIGUINHA
VEM CA
QUERO NAMORAR
VEM CA FORMIGUINHA
VEM CA FORMIGUINHA
VEM CA
VEM ME NAMORAR
O ELEFANTE APAIXONADO
FICOU BRAVO PRA CHUCHU
AO VER A DONA FORMIGUINHA
DANDO BOLA PRO TATU
BATEU COM SUA TROMBA
E FEZ POSE DE MACHAO
SUBIU NO SEU BANQUINHO
E SO CANTAVA ESSA CANCAO:
VEM CA FORMIGUINHA
VEM CA FORMIGUINHA
VEM CA
QUERO NAMORAR
VEM CA FORMIGUINHA
VEM CA FORMIGUINHA
VEM CA
VEM ME NAMORAR
LA PELAS TANTAS O ELEFANTE
RESOLVEU NAO MAS BRINCAR
PUXOU A FORMIGUINHA
PELA MAO PRA CONVERSAR
PEGOU O TATU BOLA E
MANDOU PRO BELELEU
NO BURACO DA FORMIGA
FOI PASSAR LUA DE MEL
VEM CA FORMIGUINHA
VEM CA FORMIGUINHA
VEM CA
QUERO NAMORAR
VEM CA FORMIGUINHA
VEM CA FORMIGUINHA
VEM CA
VEM ME NAMORAR
meditando....


Desafetos costumam surgir, contudo, cada coração verdadeiramente amigo vale muito mais que a multidão de adversários.


Um excelente dia pra vocês!

links:

Livros : Aulas da vida- Francisco Cândido Xavier 

http://www.radio.uol.com.br/#/letras-e-musicas/eliana/o-elefante-e-a-formiguinha/369514

http://www.infopedia.pt/$elefante;jsessionid=D6lpIhPvnH5X1Gr9JO+fBA__

http://pt.wikipedia.org/wiki/Elefante


28 maio, 2013

Campo de São Bento

Bom dia amigos!

Eu estava passeando por um Campo aqui perto e resolvi colocar algumas imagens que tirei lá

O Campo é o de São Bento, e nada mais pra falar da nossa Mãe Natureza do que não mostrar o belo da Vida que esbanja oxigênio!... A  Bela Natureza já fala por si própria...

Segue um vídeo para apreciação....



Abaixo, algumas fotos do Campo de São Bento






CELEBRANDO O VERDE

2011foi o Ano Internacional das Florestas

As florestas cobrem 31% de toda a área terrestre do planeta e têm responsabilidade direta na garantia da sobrevivência de 1,6 bilhões de pessoas e de 80% da biodiversidade terrestre. Pela importância que têm para o planeta, elas merecem ser mais preservadas e valorizadas e, por isso, a ONU declarou que 2011 foi o Ano Internacional das Florestas

-  A  A  +
Mônica Nunes/Débora Spitzcovsky
Planeta Sustentável - 14/12/2010

Segundo dados do Pnuma – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, as florestas representam 31% da cobertura terrestre do planeta, servindo de abrigo para 300 milhões de pessoas de todo o mundo e, ainda, garantindo, de forma direta, a sobrevivência de 1,6 bilhões de seres humanos e 80% da biodiversidade terrestre. Em pé, as florestas são capazes de movimentar cerca de $ 327 bilhões todos os anos, mas infelizmente as atividades que se baseiam na derrubada das matas ainda são bastante comuns em todo o mundo.

Para sensibilizar a sociedade para a importância da preservação das florestas para a garantia da vida no planeta, a ONU – Organização das Nações Unidas declarou que 2011 foi, oficialmente, o Ano Internacional das Florestas.
{txtalt}
A ideia é promover durante os próximos 12 meses ações que incentivem a conservação e a gestão sustentável de todos os tipos de floresta do planeta, mostrando a todos que a exploração das matas sem um manejo sustentável pode causar uma série de prejuízos para o planeta. Entre eles:
– a perda da biodiversidade;
– o agravamento das mudanças climáticas;
– o incentivo a atividades econômicas ilegais, como a caça de animais;
– o estímulo a assentamentos clandestinos e
                                                             – a ameaça à própria vida humana. 



um pouco de música ...


Canção da Floresta

Fagner
Tombam árvores, morrem índios
Queimam matas, ninguém vê
Que o futuro está perdido
Uma sombra e não vai ter
Pensem em Deus, alertem o mundo
Pra floresta não morrer
Devastação é um monstro
Que a natureza atropela
Essas manchas de queimadas
Que hoje vemos sobre ela
São feridas que os homens
Fizeram no corpo dela
Use as mãos, mude uma planta
Regue o chão, faça um pomar
Ouça a voz do passarinho
A floresta quer chorar
Quando os cedros vão tombando
Dão até a impressão
Que os estalos são gemidos
Implorando compaixão
As mãos do homem malvado
Desmatou sem precisão
Mas quando Deus sentir falta
Do pau que já foi cortado
O homem talvez procure
Por a culpa no machado
Ai Deus vai perguntar :
"E por quem foi amolado ?"
Fauna e flora valem mais
Do valor que o ouro tem
A natureza é selvagem
Mas não ofende ninguém
Ela é a mãe dos seres vivos
Precisa viver também
Ouça os índios, limpem os rios
Façam a Deus esse favor
Floresta é palco de ave
Museu de sonho e de flor
Vamos cuidar com carinho
Do que Deus fez com amor


meditando...

Apoie-se no dever rigorosamente cumprido. Não há equilíbriofísico sem harmonia espiritual. 



links:

Livro Aulas da Vida de Francisco Cândido Xavier



http://www.radio.uol.com.br/#/busca/cancao da floresta

l

17 maio, 2013

Pássaros

Boa tarde amigos!!!

 Que tarde chuvosa hein? Boa para ler um livro com um chocolate quente ao lado...hummm...bem também é legal para visitarmos blogs...enfim mil coisas se pode fazer num dia de chuva !


Nada tão da Natureza como os animais...

Hoje falaremos de pássaros. Existem diversas espécies. Vou postar algumas e vai o link no final para maiores conhecimentos, OK?


Que delícia esse cantar desse passarinho.






Bem-te-vi

Aves selvagens vs aves domésticas

Escrito por Savannah Groeneveld | Traduzido por Fabrício Calmon
Com milhões de especieis de pássaros, tem se tornado cada vez mais comum possuir algum ou até mesmo criá-los, dando comida ou outros produtos domésticos. Pássaros são animais de estimação leais, mas também são espetaculares na natureza. Aqui estão algumas diferenças entre pássaros domesticados e pássaros selvagens.

A origem dos pássaros domesticados

O termo "domesticado" não necessariamente significa que um pássaro em particular é animal de estimação. O canário, periquito e papagaio são todas aves consideradas capazes de servir como animais de estimação. Por outro lado, galinhas, perus, gansos, pombos e pombas são criados em fazendas para o uso na vida diária como alimento (aves), por causa de suas penas (gansos) e para o uso especial em eventos (pombas). Originalmente, essas mesmas aves eram aves selvagens que viviam e morriam na natureza. Apenas quando as pessoas perceberam sua importância e utilidade, elas começaram a ser capturadas e criadas em cativeiro nas fazendas. Como as aves domesticadas são praticamente uma espécie diferente da de suas contrapartes selvagens, ambas podem até compartilhar a mesma aparência física, mas diferem de outras maneiras.

Dieta

Aves domesticadas sobrevivem se alimentando principalmente de grãos e ração enriquecida com nutrientes, que é oferecida à elas em momentos específicos do dia. Elas ficam em dietas rigorosas para promover a saúde, longevidade ou produtividade. Em alguns casos, suas dietas estão sendo seguidas para garantir que o pássaro fique bem alimentado e engorde, para ser abatido e depois vendido em mercados (aves). As aves selvagens são um pouco mais corajosos do que seus irmãos enjaulados. Como elas têm que sobreviver na natureza, elas devem "caçar" e matar sua própria comida. Aves selvagens sobrevivem de insetos, sementes e, em alguns casos outros animais (aves de rapina). Como as aves selvagens precisam caçar para comer, elas não tem a chance de ficarem tão gordas quanto as aves domesticadas, por isso possuem mais tendões do que carne.

Criação

Como muitas pessoas sabem, as aves são alguns dos poucos animais na Terra que fazem um companheiro para a vida toda. Elas escolhem um companheiro e passam o resto de suas vidas procriando com aquele o macho ou fêmea. Aves domesticadas não possuem esse luxo. Por serem criadas em cativeiro, a maior parte da procriação ocorre nos laboratórios e pelas mãos de trabalhadores agrícolas. Os trabalhadores colhem o esperma do macho e manualmente fecundam a fêmea para fazer com que elas produzam ovos. Na natureza, as aves se exibem a fim de atrair um parceiro. Os pássaros machos irão dançar, cantar e lutar para atrair a atenção das fêmeas férteis. Quando a fêmea escolher, eles irão se acasalar.

Tempo de vida

Compreensivelmente, as aves domesticadas tendem a viver mais do que as aves selvagens (a menos que elas sejam criadas para virarem alimento). Aves domesticadas têm o luxo de viver em um ambiente protegido, onde todas as suas necessidades são atendidas. Aves selvagens precisam sobreviver contando apenas com instinto e sorte, e muitas não sobrevivem à ameaça de predadores naturais e à temporada de caça.

Significado

Sem a domesticação de aves, haveria uma escassez imensa de alimentos, produtos de uso doméstico (travesseiros), vestuário (jaquetas) e ovos. O que seria de nós sem os nossos ovos mexidos no café da manhã ou nossos casacos que resistem a temperaturas abaixo de zero? As aves domesticadas são uma parte essencial da sobrevivência humana. No entanto, os pássaros selvagens têm o seu lugar na ordem natural das coisas. Sem as aves selvagens, ecossistemas inteiros iriam ruir; sem presa, predadores morreriam e, com eles, espécies inteiras de animais seriam extintas.


§                                 National Geographic: Aves
§                                 Planet Pets



um pouco de poesia...



Sede como os pássaros que, ao pousarem um instante sobre ramos muito leves, sentem-nos ceder, mas cantam! Eles sabem que possuem asas.
Victor Hugo




meditando...

            Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.
Chico Xavier



No mais amigos, 

tenham um excelente dia !!!

Links :