Páginas

19 agosto, 2013

Iceberg

Boa Noite amigos!

Estamos entrando numa temperatura mais fria , então pensei em postar algo bem friiiiooo...Icebergs!

Boa leitura!










Iceberg é um grande pedaço de gelo formado por água doce desprendido de uma geleira. Os icebergs são arrastados para latitudes mais baixas auxiliados por correntezas marinhas  frias de origem ártica (feito a correnteza da Groelândia) ou antártica. Alguns icebergs de origem antártica alcançam 26º de latitude sul. Os que conseguem atingir estas longínquas distâncias se rompem em pedaços menores chamados “Growlers”, que acabam derretendo quando entram em contato com águas mais quentes dos mares do norte.

Do iceberg aproximadamente um décimo de seu volume total fica visível, deste modo, estas gélidas massas são um perigo para a navegação, visto que podem alcançar grandes dimensões. Exemplo disto é o que aconteceu ao famoso transatlântico Titanic, que afundou no dia 14 de abril de 1912.
O iceberg não procede da água marinha porque o gelo que se forma na superfície do Oceano Ártico, por exemplo, nunca chega a ter uma grande espessura, já que a pressão que a água recebe a vários metros de profundidade é suficientemente grande para impedir que ela congele. O gelo é menos denso do que a água, por isso flutua e, também por este motivo, o gelo não pode formar-se a certa profundidade.
Os icebergs podem adotar diversos formatos e tamanhos, podem ter o formato de tábuas, arredondados e irregulares. Seu formato geralmente é um indicador de sua origem e idade. Aqueles com formato de tábuas são oriundos das barreiras naturais de gelo, enquanto aqueles com formato de blocos irregulares têm sua origem em glaciares flutuantes.

As assombrosas formas irregulares e arredondadas que os blocos de gelo adquirem é resultado do fato da água fundir-se abaixo da linha de flutuação. Quando a parte superior se torna mais pesada o bloco de gelo gira, deixando visível o extremo torneado pelas águas.
Um iceberg com formato de tábua realmente grande pode ter de 200 a 300 metros de altura e pesar uns 400 milhões de toneladas. A água contida por um iceberg destes é capaz de abastecer uma cidade de três milhões de habitantes durante um ano. Um dos maiores icebergs detectados, denominado B9 (em outubro de 1987), tinha 154 km de comprimento e 36 km de largura.


um pouco de música...
A Ponta de um Iceberg
Jay Vaquer

Compromisso poderia ser
Alternativa do que é vivaz
Mas não é o caso, se foi descaso,
quem mentiu?

Não fazer o suficiente
ou por fazer demais...
Afinal, qual é a medida, me diga
Quem mediu?

Vil essa dor, que ninguém vê
Anil era a cor que mudou
de acordo com o que você sentiu
Indicador,
a ponta de um iceberg liquefativo o fato:
Você existiu...
Em qualquer conjugação do verbo existir...

Na falta que você me faz
do tempo que não volta atrás
No tempo que não volta atrás
Da falta que você me faz

meditando...


links:




Livro Pão Nosso Chico Xavier espírito de Emmanuel


Boa noite a todos!


12 agosto, 2013

Formações Rochosas

Boa noite amigos!

O tema de hoje será Formações Rochosas!

Vamos ver as mais belas montanhas de pedras que existe por aí...









The Pinnacles - Australia 
Milhares de pilares naturais de calcário podendo atingir mais de 3 m de altura ocorrem em Nambung National Park, 250 km ao norte de Perth, Western Australia, nos campos de dunas deflacionados pelo vento na costa do Oceano Índico. 

 

Originados dentro de dunas de areia rica em fragmentos de conchas, o processo de sua formação teria seguido a seguinte evolução: (1) o carbonato das conchas foi lixiviado dos níveis superiores por águas das chuvas levemente ácidas, precipitando como cimento dos grãos de areia em níveis inferiores das dunas e formando um calcário friável; (2) vegetação fixada nas dunas desenvolveu solo húmico e ácido, propiciando mais dissolução de carbonato e a formação de um capeamento de calcrete endurecido sobre o calcário friável; (3) rachaduras no calcrete foram exploradas por raízes de plantas, ocorrendo mais dissolução de calcário friável em canais de erosão subsuperficial preenchidos progressivamente por areia quartzosa; (4) a vegetação morreu e a areia que envolvia e capeava o calcário foi e continua sendo levada embora pelo vento, fazendo com que aparecessem os pilares de calcário ou pináculos. 

 

 




Boa noite!

11 agosto, 2013

Aurora Boreal

Bom Dia Amigos!

Hoje o tema é muito interessante, pois eu mesma não conhecia a Aurora Boreal! Vocês sabem algo a respeito? Bem hoje vamos ver.










Introdução

As auroras boreal e austral são fenômenos visuais que ocorrem nas regiões polares de nosso planeta. Podem ser visualizadas, no período noturno ou final de tarde, a olho nu nas regiões onde ocorrem. São verdadeiros shows de luzes coloridas e brilhantes, que ocorrem em função do contato dos ventos solares com o campo magnético do planeta Terra
.
Informações
Quando este fenômeno ocorre em regiões próximas ao pólo norte é chamado de aurora boreal e quando aconteceu no pólo sul é chamado de aurora austral. Estes fenômenos são mais comuns entre os meses de fevereiro, março, abril, setembro e outubro.

A aurora boreal pode aparecer em vários formatos: pontos luminosos, faixas no sentido horizontal ou circulares. Porém, aparecem sempre alinhados ao campo magnético terrestre. As cores podem variar muito como, por exemplo, vermelha, laranja, azul, verde e amarela. Muitas vezes aparecem em várias cores ao mesmo tempo.

Em momentos de tempestades solares, a Terra é atingida por grande quantidade de ventos solares. Nestes momentos as auroras são mais comuns. Porém, se por um lado somos agraciados com este lindo show de luzes da natureza, por outro somos prejudicados. Estes ventos solares interferem em meios de comunicação (sinais de televisão, radares, telefonia, satélites) e sistemas eletrônicos diversos.

Curiosidade: 
- O nome aurora boreal foi dado pelo astrônomo Galileu Galilei em homenagem à deusa romana Aurora (do amanhecer) e seu filho Boreas.

- Além do planeta Terra, podemos encontrar este fenômeno em planetas como Júpiter,Saturno e Marte

um pouco de musica...

Aurora Boreal

Alcymar Monteiro

Eu quero ver o sol nascer no meu quintal,
Cheio de luz num domingo matinal,
Eu quero ver o sol nascer no meu quintal,
Nas cores da aurora boreal.

Quem corre cansa,
Quem caminha alcança,
Quem tem fé em Deus não perde a esperança,
Depois da tempestade vem a bonança,
Depois do caos vem a abundância,
Quem tem um sonho na vida não dança.

Pra saber você tem que viver,
Pra ganhar você tem que perder,
Toda noite escura trás um lindo amanhecer,
O pior cego é aquele que não quer ver,
Quem luta faz a hora, não espera acontecer.


meditando...


links:



Livro Pão Nosso - Chico Xavier - Espírito de Emmanuel


Tenham todos um excelente Domingo!



09 agosto, 2013

Girassóis

Boa Noite amigos!


Nosso tema de hoje é sobre os Girassóis! Vocês gostam dessa flor?

Bem vamos ao vídeo...









História
Os girassóis são plantas originárias da América do Norte cultivada pelos povos indígenas para alimentação, foram domesticadas por volta do ano 1000 a.C..3 Francisco Pizarro encontrou diversos objetos incas e imagens moldadas em ouro que fazem referência aos girassóis como seu deus do Sol. O Girassol recebe esse nome porque sua flor acompanha a trajetória do sol, do nascente ao poente.

Mitos e crendices[editar]

O girassol é uma flor simbólica que significa fama, sucesso, sorte e felicidade.4 5
Na Hungria, acredita-se que a semente do girassol cura infertilidade, e sementes colocadas na beira da janela, em uma casa onde exista uma mulher grávida, o filho será homem.5
Na Espanha, para se ter sorte são necessários onze girassóis.5
A flor pode ser considerada a planta-símbolo do Novo Milênio.6
O girassol é um símbolo da páscoa, apesar de poucas pessoas saberem. Girassol é um dos símbolos pascais menos conhecidos em algumas regiões. É, porém, muito rico em conteúdo: assim como para sobreviver a planta precisa ter sua corola voltada para o sol, do nascente ao poente, segundo os cristãos, os seres humanos devem estar voltados para o Sol-Cristo garantindo a luz e a felicidade.

um pouco de música...

Catavento e Girassol
Leila Pinheiro


Meu catavento tem dentro o que há do lado de fora do teu girassol Entre o escancaro e o contido, eu te pedi sustenido e você riu bemol Você só pensa no espaço, eu exigi duração Eu sou um gato de subúrbio, você é litorânea 
Quando eu respeito os sinais vejo você de patins vindo na contramão Mas quando ataco de macho, você se faz de apacho e não quer confusão Nenhum dos dois se entrega, nós não ouvimos conselho Eu sou você que se vai no sumidouro do espelho 
Eu sou do Engenho de Dentro e você vive no vento do Arpoador 
Eu tenho um jeito arredio e você é expansiva, o inseto e a flor
Um torce pra Mia Farrow, o outro é Woody Allen 
Quando assovio uma seresta você dança havaiana 
Eu vou de tênis e jeans, encontro você demais, scarpin, soiré 
Quando o pau quebra na esquina, cê ataca de fina e me ofende em inglês 
É fuck you, bate bronha e ninguém mete o bedelho 
Você sou eu que me vou no sumidouro do espelho 
A paz é feita num motel de alma lavada e passada 
Pra descobrir logo depois que não serviu pra nada 
Nos dias de carnaval aumentam os desenganos 
Você vai pra Parati e eu pro Cacique de Ramos 
Meu catavento tem dentro o vento escancarado do Arpoador 
Teu girassol tem de fora o escondido do Engenho de Dentro da flor 
Eu sinto muita saudade, você é contemporânea 
Eu penso em tudo quanto faço, você é tão espontânea 
Sei que um depende do outro só pra ser diferente, pra se completar 
Sei que um se afasta do outro, no sufoco, somente pra se aproximar 
Cê tem um jeito verde de ser e eu sou meio vermelho 
Mas os dois juntos se vão no sumidouro do espelho


meditando...



links:







Livro: Pão Nosso -Chico Xavier -

Espírito de Emmanuel



Tenham todos uma boa noite!

07 agosto, 2013

Água - Viva

Bom dia amigos!

Hoje nosso tema será água viva! Cada uma tão bonita!!!

Vamos então verificar!






As medusasmães d'águaáguas-vivasou alforrecas são forma de vida livre dos cnidários adultos, que se encontram nas classes Scyphozoa,Hydrozoa eCubozoa. Quase todas as medusas vivem nos oceanos, como componentes do zooplâncton.
Como todos os cnidários, o corpo das medusas é basicamente um saco com simetria radialformado por duas camadas de células - a epiderme, no exterior, e agastroderme no interior - com uma massa gelatinosa entre elas, chamada mesogleia e aberto para o exterior. A forma pode variar desde um disco achatado até uma campânula quase fechada; na margem livre deste disco, que pode ser lisa, fendida ou ondulada, as medusas ostentam coroas de tentáculos com célulasurticantes, os cnidócitos, capazes de ejectar um minúsculo espinhoque contém uma toxina, o nematocisto. Em algumas medusas, principalmente nos Scyphozoa, onde são mais desenvolvidas, a boca, chamada arquêntero, está munida de tentáculos, também com células urticantes e, por vezes, um véu chamado manúbrio1 As medusas usam estes "aparelhos" não só para se defenderem dospredadores, mas também para imobilizarem uma presa, como um pequeno peixe, para se alimentarem. O corpo das medusas é formado por 95-99% de água.
Uma das medusas mais comuns é a medusa-da-lua (Aurelia aurita), que se encontra em quase todos os oceanos do mundo.As medusas, mães d'água, águas-vivasou alforrecas são forma de vida livre dos cnidários adultos, que se encontram nas classes Scyphozoa,Hydrozoa eCubozoa. Quase todas as medusas vivem nos oceanos, como componentes do zooplâncton.
Como todos os cnidários, o corpo das medusas é basicamente um saco com simetria radialformado por duas camadas de células - a epiderme, no exterior, e agastroderme no interior - com uma massa gelatinosa entre elas, chamada mesogleia e aberto para o exterior. A forma pode variar desde um disco achatado até uma campânula quase fechada; na margem livre deste disco, que pode ser lisa, fendida ou ondulada, as medusas ostentam coroas de tentáculos com célulasurticantes, os cnidócitos, capazes de ejectar um minúsculo espinhoque contém uma toxina, o nematocisto. Em algumas medusas, principalmente nos Scyphozoa, onde são mais desenvolvidas, a boca, chamada arquêntero, está munida de tentáculos, também com células urticantes e, por vezes, um véu chamado manúbrio1 As medusas usam estes "aparelhos" não só para se defenderem dospredadores, mas também para imobilizarem uma presa, como um pequeno peixe, para se alimentarem. O corpo das medusas é formado por 95-99% de água.
Uma das medusas mais comuns é a medusa-da-lua (Aurelia aurita), que se encontra em quase todos os oceanos do mundo.

um pouco de música
Água - Viva
J Neto

Existe um canteiro muito lindo

De flores preciosas de valor
Regado por um rio cristalino
Uma fonte que jamais se esgotou
Uma fonte que emana lá do alto
Um mistério que jamais se revelou
O canteiro é a igreja reunida
As flores são os servos do Senhor



Água viva que jorra dos céus
Uma fonte que transborda no meu ser
Água viva que jorra de Deus
Enche-me, enche-me, sacia-me



Jesus neste jardim é o jardineiro
Que rega todas as flores com amor
A água ela corre noite e dia
No canteiro que o Senhor já preparou
A água está correndo, ela não pára
Se você é uma flor deve sentir
Se estás sedenta fala ao jardineiro
Ele está passando por aqu




De flores preciosas de valor
Regado por um rio cristalino
Uma fonte que jamais se esgotou
Uma fonte que emana lá do alto
Um mistério que jamais se revelou
O canteiro é a igreja reunida
As flores são os servos do Senhor



Água viva que jorra dos céus
Uma fonte que transborda no meu ser
Água viva que jorra de Deus
Enche-me, enche-me, sacia-me



Jesus neste jardim é o jardineiro
Que rega todas as flores com amor
A água ela corre noite e dia
No canteiro que o Senhor já preparou
A água está correndo, ela não pára
Se você é uma flor deve sentir
Se estás sedenta fala ao jardineiro
Ele está passando por aqui.

meditando....



links:




Livro Pão Nosso -Chico Xavier - Espirito de Emmanuel


Tenham todos um Bom Dia!

02 agosto, 2013

Pau - Brasil

Bom dia !

Hoje vamos falar daquele que deu nome ao nosso País: Pau - Brasil!

Vamos assistir a um vídeo legal!











Quando chegaram ao Brasil, os portugueses se depararam com uma árvore que produzia um corante vermelho utilizado na indústria têxtil e uma madeira resistente de cor forte e muito semelhante a brasas em fogo, portanto, nada mais natural do que terem transposto o nome de Pau–Brasil (Caesalpinia echinata L) para a planta aqui encontrada, batizando posteriormente nosso país com esse lindo nome.

Até 1530, o Pau–Brasil foi a única riqueza explorada na nova terra descoberta, sendo inclusive, responsável pela instalação da primeira forma de organização administrativa realizada pelo Governo Português, cujo objetivo era afastar a ameaça de perda das terras descobertas para outros países que também exploravam o comércio dessa planta.


um pouco de música...


Pau-Brasil

Mart'nália

Era uma vez 
Uma floresta 
Cheia de festa 
E balangandã

Na noite fresca 
Carnavalesca 
Brilhava 
A estrela 
Aldebarã

E nas quebradas 
Da madrugada 
Toda menina 
Era cunhã

Um belo dia 
Uma menina 
Achou no mato 
Uma maçã

Olhou a fruta 
Meio de banda 
Como se fosse 
Coisa malsã

Deu uma dentada 
Meteu o dente 
E de repente
Tchan-tchan
Tchan-tchan

Ouviu na mata 
A voz possante 
E extravagante 
Do Deus Tupã
Que então 
Lhe disse:

"Mas que tolice 
Minha menina 
Minha cunhã
Uma maçã 
É uma maçã 
É uma maçã 
É uma maçã
É uma maçã"
E a menina
Foi pra gandaia
Cantarolando
Cubanacan

Uma maçã 
É uma maçã 
É uma maçã 
É uma maçã
É uma maçã"
E a menina
Foi pra gandaia
Cantarolando
Cubanacan

meditando...




links:






Livro Vinha de Luz  Chico Xavier Espírito Emmanuel



Tenham todos um excelente
 fim de semana!