Páginas

28 setembro, 2013

Furacão

Bom dia amigos!

O tema de hoje é assustador...é realmente terrível viver num lugar que existe Furacão! Eles se formam e fazem um estrago!

segue um vídeo...








Introdução 
A palavra “furacão” tem origem entre os maias (povo que habitava a América Central antes da chegada dos conquistadores espanhóis, no final do século XV). De acordo com a mitologia maia, Huracan era o deus responsável pelas tempestades. Os espanhóis absorveram a palavra, transformando-a no que ela é hoje.
Conhecendo os furacões 
Os furacões são fenômenos climáticos (ciclones) caracterizados pela formação de um sistema de baixa-pressão. Formam-se, geralmente, em regiões tropicais do planeta. São eles os responsáveis pelo transporte do calor da região equatorial para as latitudes mais altas.

São classificados numa escala de 1 a 5 de acordo com a força dos ventos. Esta escala é denominada Saffir-Simpson. Aquele que atinge a escala 1 possui ventos de baixa velocidade, enquanto o de escala 5 apresenta ventos muito fortes.

Quando ganham muita força, transformam-se em catástrofes naturais, podendo destruir cidades inteiras. Há casos em que os ventos podem ultrapassar 200 km/h. Eles percorrem determinados caminhos, carregando casas, automóveis e quase tudo que encontram pela frente. Existem estações meteorológicas que monitoram constantemente este tipo de fenômeno climático, avisando a população local em caso de evidências de desastre.

Veja abaixo uma relação das áreas de maior incidência:
- Oceano Pacífico Norte Ocidental
- Oceano Pacífico Norte Oriental
- Oceano Pacífico Ocidental Sul
- Oceano Índico Norte
- Oceano Índico sudeste
- Oceano Índico sudoeste
- Bacia Atlântico norte (região do Golfo do México)
Furacões no Brasil
Felizmente, o Brasil não é um país onde é comum a formação de furacões. A área do Atlântico Sul não é propícia para a formação destes ciclones tropicais. Porém, em março de 2004, houve a formação de um furacão que atingiu a região sul do Brasil. Com ventos de até 170 km/h, a tempestade atingiu áreas litorâneas dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Foi um dos maiores e mais violentos furacões brasileiros já registrados.

um pouco de música...

Furacão

Gusttavo Lima

Esse amor estranho, que tomou conta de mim
Sentimento oculto, já não sei se estou afim
O meu coração está cansado de esperar
Por uma pessoa que eu nem sei se vou achar
Como um vendaval você chegou
Feito um furacão, explodiu e detonou
Sonho todo dia com você
Meu coração está cansado, está com medo de sofrer
Choro tanto de saudade sua
Minha doce obsessão, eu vou ir morar na Lua. (bis)
Esse amor estranho, que tomou conta de mim
Sentimento oculto, já não sei se estou afim
O meu coração está cansado de esperar
Por uma pessoa que eu nem sei se vou achar
Como um vendaval você chegou
Feito um furacão, explodiu e detonou
Sonho todo dia com você
Meu coração está cansado, está com medo de sofrer
Choro tanto de saudade sua
Minha doce obsessão eu vou ir morar na Lua. (bis)
meditando...

"Sorria mesmo que seja um sorriso triste, pois mais triste é a tristeza de não saber sorrir."

links:




Um excelente fim de semana pra vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário