Páginas

06 maio, 2014

Jasmim

Bom dia amigos!

Tudo bom?

Bem hoje nosso tema será uma flor muito bonita o Jasmim...

segue o video, vocês vão gostar!










Jasmim é o nome comum pelo qual são conhecidas as espécies do gêneroJasminum L., da família Oleaceae, nativas do Velho Mundo. Seu nome vem do árabe Yasamin,que por sua vez foi emprestado do persa. São em sua maior partearbustos ou lianas, de folhas simples ou compostas. As flores são tubulares, compétalas patentes, raramente maiores do que dois centímetros de diâmetro, quase sempre muito perfumadas. Quase todas as espécies possuem flores brancas, mas há algumas de flores amarelas ou rosadas.
A maior produtora de jasmins do mundo é a Índia mas a China sempre foi uma grande produtora de jasmim.
Seu aroma é adocicado, e é juntamente com a rosa um dos aromas pilares daperfumaria. Na China mistura-se flores de jasmim a folhas de chá, e a combinação de sabor e aroma resultante é muito apreciado.
Dentre as espécies mais populares de jasmim, destacam-se:
·                    Jasminum azoricum, ou Jasmim-dos-açores
·                    Jasminum mesnyi, ou Jasmim-amarelo (sem aroma)
·                    Jasminum nitidum, ou Jasmim-estrela
·                    Jasminum officinale, ou Jasmim-verdadeiro
·                    Jasminum polyanthum, ou Jasmim-dos-poetas

                                                         

um pouco de música...         
Flor de Jasmim
Turantonyo

Enquanto voce pensa em mim 
Eu penso numa flor de jasmim 
Se voce fosse ela 
Eu não atravessava essa passarela 
Andei por muitos lugares 
Entre milhares de olhares 
Nas noites de luar cavalguei 
Nas sombras dos arvoredos pensei. 
Será que ela está bem pertinho de mim 
Ou por tráz de um muro em berlim! 
Será que ela mora num castelo asssombroso 
E seus pais são furiosos dragões? 
Será que ela está no final da história 
Que a menina me contou e não terminou? 
Enquanto voce pensa em mim 
Eu penso numa flor de jasmim 
Será que está no espaço sideral 
Fazendo o seu carnaval 
Ou curtindo o ar refrescante 
Bem distante na zona rural? 
Enquanto voce fica na janela 
Esperando eu continuo a viver, 
É pena voce me querer assim 
Quem eu amo é uma flor de jasmim.


meditando...



Um bom dia para todos vocês!








Nenhum comentário:

Postar um comentário