Páginas

31 agosto, 2019

Ninhos de todos os tipos

O pássaro Tecelão




Com grande habilidade, os pássaros tecelões da Namíbia constroem seus ninhos com finas lâminas de grama. Os caules são mordidos e então usados para tecer enquanto ainda estão frescos. Depois de um curto período de tempo, o sol tropical seca as lâminas verdes, e o ninho endurece, mudando para um tom amarronzado.

Cupim Bússola




A imagem  mostra um campo enorme repleto de torres de cupim-bússola, que têm, em média, quase dez metros de altura cada um.  Apesar do grande número de habitantes em uma colônia de cupins e da exposição contínua da casa ao sol, a temperatura interna é sempre estável. O sistema de circulação de ar inclui aberturas próximas ao solo que permitem a entrada de ar frio. Pequenos furos localizados nas laterais da parte alta do cupinzeiro funcionam como válvulas de escape do ar quente. Para aquecer o interior do ninho, o cupim-bússola, da Austrália, constrói a parede externa do cupinzeiro em forma de concha voltada para receber o sol da manhã. Casa de cupim inunda? Nunca. O material de construção é isolante e mais compacto do que a terra ao seu redor. Antes que a água possa ensopar o cupinzeiro, ela infiltra no solo.

Formiga - lava - pés


Formigas - lava - pés são assim conhecidas por causa dos seus hábitos agressivos e pela ferroada dolorida.Estas formigas tipicamente constroem formigueiros expostos feitos de terra, e reagem de forma agressiva e em grandes números quando são perturbadas. São comuns acidentes envolvendo pessoas e animais domésticos, dado o hábito de algumas espécies de formigas-lava-pés de fazerem seus ninhos em gramados e beiras de estrada próximos a construções humanas Isto se dá por serem formigas onívoras, podendo se alimentar de muitos tipos de plantas, animais ou alimentos domésticos. É comum encontrar agrupamentos desta formigas depois de grandes chuvas, pois por flutuarem na água elas agarram-se uma nas outras em casos de inundações atingirem seus ninhos.
Seus hábitos prejudicam tanto animais como plantas, e são considerados organismos ecologicamente dominantes.Têm importância econômica principalmente pelos danos que ocasionam na agricultura. Os prejuízos podem ser ocasionados pela destruição de sementes germinadas, plantas em viveiros, ou em desenvolvimento vegetativo avançado
Geralmente as operárias destas formigas são polimórficas, de coloração variando de tons amarelados, avermelhados e marrons. São formigas de pequeno porte, onde as maiores alcançam de 3,5 a 5,0 mm de comprimento. Essas formigas constroem grandes formigueiros normalmente em locais abertos, que se caracterizam pelo amontoado de partículas finas de terra na entrada.
As ferroadas das formigas-lava-pés ardem por causa da presença de uma mistura complexa de alcalóides piperidínicos tóxicos e insolúveis em água . O veneno destas formigas é mais de 95% feito destes alcalóides, chamados de "solenopsinas". Ao serem injetados na pele, estes alcalóides geram uma resposta inflamatória local, geralmente seguida da formação de uma pústula purulenta no local da ferroada. Em virtude da irritação e coceira local, estas pústulas podem se romper com o atrito com as unhas, abrindo espaço para possíveis infecções secundárias.] Algumas pessoas podem desenvolver alergia a ferroadas de formigas-lava-pésExatamente qual a fração da população brasileira que é atingida por este problema ainda não foi determinado, mas estimativas apontam que cerca de 30% dos acidentes com ferroadas de insetos que são registrados em hospitais sejam causados por formigas-lava-pés. A reação alérgica é diretamente causada por proteinas tóxicas no veneno, que representam cerca de 1/1000 do total em peso]. As proteínas de veneno da formiga lava-pés Solenopsis invictasomente foram estudadas a fundo somente mais recentemente, devido a dificuldades práticas anteriores de se obter veneno em quantidade suficiente para análise.
Como em quase todas espécies de formigas, o indivíduos responsáveis pela reprodução são fêmeas e machos alados que tem órgãos sexuais desenvolvidos. Fêmeas estéreis e sem asas são operárias, responsáveis por diversas funções na colônia. Depois de um voo nupcial, as fêmeas aladas copuladas buscam um local abrigado para fundarem seus formigueiros, ou podem ser adotadas por um formigueiro receptivo a diversas rainhas. Enquanto estas jovens rainhas carecem de soldados para defende-la, elas utilizam seu veneno como um inseticida para afastar espécies competidoras. Operárias de formigas-lava-pés não possuem ovários.
Como todas as formigas, as lava-pés se desenvolvem por metamorfose completa, ou seja, elas nascem como larvas e precisam passar um um estágio de pupa para emergirem como insetos adultos definitivos. Todas as formigas-lava-pés passam por três mudas enquanto larvas, resultando na existência de quatro instares larvais. As larvas destas formigas possuem pelos e mandibulas e formatos de corpo diferentes a cada instar larval, que caracterizam cada estádio de desenvolvimento.
Vespa



A vespa é um inseto presente em quase todas as regiões do mundo (exceto áreas de clima polar). São encontradas em maior quantidade em regiões de clima tropical e equatorial, pois gostam de áreas quentes.

Assim como as abelhas, são muito importantes no processo de polinização. Há uma grande diversidade de espécies de vespas (cerca de 30 mil conhecidas).

Principais características:

- São insetos himenópteros, ou seja, possuem dois pares de asas membranosas (as asas anteriores são maiores do que as posteriores).

- As vespas vivem em colônias anuais. Esta colônia é fundada, na época da primavera, por uma vespa rainha fecundada.

- Possuem ferrão para uso em caso de defesa, principalmente do ninho. A picada também é um recurso de defesa para dissuadir predadores.

- As vespas adultas se alimentam de néctar das flores de plantas. As que estão no ninho, que nasceram a pouco tempo, se alimentam de insetos pegos pelas vespas obreiras.

- Algumas espécies de vespas são solitárias. Após ser fecundada, a fêmea constrói um pequeno ninho para depositar seus ovos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário